• « Quartos » Seta para baixo

DETALHES DO POST

PRINCIPAL / BLOG / DETALHES DO POST

Conheça o Palácio de Cristal

Inspiração

O Palácio de Cristal é uma estrutura pré-montada que foi construída nas oficinas da Sociedade Anônima Saint-Souver Lês Arras, na França. Foi inspirada no Palácio de Cristal do Porto(Portugal) e no The Cristal Palace de Londres (Inglaterra). Formando cruz com braços retangulares nas laterais e em hemiciclo na frente e nos fundos com vãos preenchidos por vidros transparentes (originalmente, consistiam em cristais "bisotados" importados da Bélgica).


Palácio de Cristal (Portugal)



Crystal Palace (Inglaterra)


Inauguração

A estrutura foi encomendada por Conde d’Eu, então Presidente da "Sociedade Agrícola de Petrópolis" e sua finalidade era a de servir como pavilhão para as exposições de flores e produtos agrícolas que aquela Sociedade já vinha promovendo desde 1875.

Sua inauguração foi realizada no dia 2 de fevereiro de 1884, com um grandioso baile que contou com a presença de toda a Corte Imperial Brasileira.

 

Esquecimento

Após a Proclamação da República (1889) o Palácio de Cristal acabou ficando um pouco mais esquecido. Só voltou a ganhar destaque de verdade em 1938 quando serviu de sede para o Museu Histórico de Petrópolis, por iniciativa do Dr. Alcindo Sodré. Criado o Museu Imperial, de novo fica vazio o importante imóvel.

Por muito tempo o Palácio ficou sem qualquer finalidade, até que em 1970 iniciou-se uma série de restaurações, incluindo os jardins.

 

Nos dias de hoje

Atualmente o Palácio de Cristal recebe vários eventos importantes para a cidade, tendo como principal deles a Bauernfest. Além de ser aberto ao público.



Avaliações

Como é possível ver, as avaliações são, em sua maioria, razoáveis. A principal reclamação é o pouco a se fazer no local, em dias em que não há nenhum evento.



Como chegar

Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/n. - Centro, Petrópolis/RJ

Visitação: terça a domingo, 9h às 18h
Voltar

https://www.petropolisimoveis.com.br/
https://apiportal1.websiteseguro.com/